O departamento de vendas é uma parte de uma empresa que consiste em pessoas dedicadas à comercialização de produtos e/ou serviços. Assim, a indústria de vendas tem várias definições.
Engana-se quem pensa que o setor de vendas é focado em marketing. Na verdade, o sucesso das intenções de vendas requer um esforço diferente: a estratégia. Uma estratégia deve ter uma visão.
Além disso, todas as atividades dessa equipe devem estar alinhadas com as demais áreas da empresa, principalmente marketing e atendimento. A primeira ajuda a pensar e implementar atividades interessantes, enquanto a segunda ajuda a entender melhor as necessidades e desejos dos clientes.
Outro ponto a ser observado é que as vendas afetam outras áreas do negócio. Então, claro, se a circulação do produto que você produz ou vende não for boa, o dinheiro da empresa pode ser desperdiçado. Por isso, entender como funciona o setor de vendas torna-se importante não só para quem está no começo da carreira, mas também para quem quer avançar.
Presta atendimento ao cliente, negocia preços, prazos, condições de pagamento e incentivos de vendas, gerencia especificações de produtos e/ou serviços. Gerencia os pedidos dos clientes, a qualidade do produto e o prazo de entrega acordado. Ajude os clientes a fazer uma escolha apresentando atividades, oferecendo degustações ou compartilhando amostras.