Toda empresa possui um setor administrativo e um setor operacional. A parte estratégica do negócio está embutida na área administrativa. Sendo composta por, entre outros, o presidente, o conselho de administração, a direção, os analistas, cuja função é planejar e desenvolver a atividade da empresa.
Basicamente, os profissionais dessa área costumam administrar o negócio escolhendo as melhores formas de atingir os objetivos traçados pela gestão. O maior desafio é que, além dos problemas dos próprios departamentos, a agência também deve olhar para outras áreas e agir se necessário.
Este setor é responsável pela gestão da empresa desde a definição dos objetivos do negócio até a formação e direcionamento das equipes para melhor executar o trabalho da equipe de operações.
A equipe de gerenciamento toma as decisões de negócios mais importantes, direcionando o trabalho de toda a equipe. Este setor define o modelo de gestão, as prioridades da empresa e a forma como ela apresenta seus produtos e serviços a clientes e parceiros de negócios.
A tarefa do setor administrativo também é entender a posição da empresa no mercado em que está inserida, para que, se necessário, as estratégias possam ser revistas e o planejamento ajustado.
Os especialistas responsáveis pela gestão financeira da empresa também costumam estar localizados neste setor. Por isso é importante que todos os departamentos administrativos trabalhem em paralelo para alcançar resultados.
A função do cargo de auxiliar administrativo é dar suporte ao supervisor ou departamento da empresa, cuidando de assuntos operacionais e burocráticos. Este profissional é responsável por enviar, receber e armazenar documentos e correspondências.
Ele também costuma organizar as agendas dos gestores e muitas vezes ainda é o responsável por checar e priorizar os e-mails. Algumas das funções incluem gerenciamento de contas a pagar e a receber, faturamento, relatórios financeiros e atualização de registros de clientes e fornecedores.
Muitas vezes, o auxiliar administrativo também é responsável pela compra de materiais para uso interno na região ou empresa. É ele quem costuma saber quando é preciso comprar, por exemplo, material de higiene ou papel para a impressora.