Toda empresa possui um setor administrativo e um setor operacional. A parte estratégica do negócio está embutida na área administrativa. Sendo composta por, entre outros, o presidente, o conselho de administração, a direção, os analistas, cuja função é planejar e desenvolver a atividade da empresa.
Basicamente, os profissionais dessa área costumam administrar o negócio escolhendo as melhores formas de atingir os objetivos traçados pela gestão. O maior desafio é que, além dos problemas dos próprios departamentos, a agência também deve olhar para outras áreas e agir se necessário.
Este setor é responsável pela gestão da empresa desde a definição dos objetivos do negócio até a formação e direcionamento das equipes para melhor executar o trabalho da equipe de operações.
A equipe de gerenciamento toma as decisões de negócios mais importantes, direcionando o trabalho de toda a equipe. Este setor define o modelo de gestão, as prioridades da empresa e a forma como ela apresenta seus produtos e serviços a clientes e parceiros de negócios.
A tarefa do setor administrativo também é entender a posição da empresa no mercado em que está inserida, para que, se necessário, as estratégias possam ser revistas e o planejamento ajustado.
Os especialistas responsáveis pela gestão financeira da empresa também costumam estar localizados neste setor. Por isso é importante que todos os departamentos administrativos trabalhem em paralelo para alcançar resultados.
O papel de um secretário, ou secretária, varia de acordo com a organização e as necessidades específicas do cargo. Em termos gerais, o secretário desempenha o seu papel no apoio administrativo e na gestão de informações.
Isso envolve a gestão de comunicações, recebendo, filtrando e encaminhando telefonemas, e-mails e correspondências. Além disso, pode ser responsável por redigir e enviar correspondências em nome do superior.